Ensino Infantil

O Colégio Santa Teresa de Jesus tem um olhar especial para a Educação Infantil e busca proporcionar à criança de 2 a 5 anos a formação necessária ao desenvolvimento de suas potencialidades, a construção da identidade e da autonomia. Promove uma linha de ação Pedagógica que respeite as diferenças de desenvolvimento e aprendizagem da criança, com ênfase na flexibilidade dos planejamentos e demais atividades realizadas na educação infantil, tendo como eixo norteador o lúdico como forma privilegiada dessas atividades.Nessa perspectiva, a escola pauta seu processo ensino-aprendizagem no lúdico como condutor deste trabalho, possibilitando às crianças, aos professores e demais profissionais a construção do conhecimento de maneira prazerosa e desafiadora.Dessa forma, a escola desenvolve um trabalho significativo de construção da identidade e autonomia da criança. Em cada fase da Educação Infantil, as crianças fazem contatos com diferentes formas de representação e são desafiadas a fazer uso delas, dessa forma ela vai descobrindo e, progressivamente fazendo uso das múltiplas linguagens: gestual, corporal, plástica, oral, escrita, musical e, sobretudo, aquela que lhe é mais peculiar e específica, a linguagem lúdica, ou seja, do brincar, sua relação com o outro, consigo e com diferentes objetos da natureza e da cultura que a circundam é mediada por essas formas de expressão e comunicação.
De acordo com a LDB (9394/96) na avaliação da educação para o acompanhamento do ensino fundamental e do acompanhamento do desenvolvimento e da aprendizagem, com o objectivo da promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental.
De acordo com o Projeto Político Pedagógico da escola, vale ressaltar que uma avaliação nos dias de hoje se posiciona visando a descoberta das virtudes do educando, buscando uma emancipação e firmando-se na construção de uma pedagogia da autonomia, conscientizadora e competente não ato Ensinar e aprender É com esta visão inovadora que a escola vem trabalhando e desenvolvendo como habilidades intelectuais, motora e emocional do educando, considerando como mudanças de atitudes e hábitos.
O sistema de avaliação da unidade de ensino e da execução de uma ficha de acompanhamento individual da criança e seu resultado é dado através da formação:
  • CP - Conhecimento em Processo
  • CA - Conhecimento Adquirido
  • AC - Avanço de Conhecimento

• 1. Sócio Emocional
  • 2. Psicomotor
  • 3. Formação de Hábitos
  • 4. Assistência Familiar
  • 5. Cognitivo da Linguagem
  • 6. Matemática
  • 7. Natureza e Sociedade
Ao final de cada semestre uma professora elabora um relatório individual. Em que será registrado os avanços e as dificuldades relacionais, de acompanhamento e de aprendizagem detectadas em cada criança, com o objetivo de trabalho e as superá-las. Desta forma uma escola que entende que uma avaliação é uma etapa de ensino deve ser processada e destinada a auxiliar o processo de aprendizagem, fortalecendo uma autonomia das crianças.

Rejane Mary
Coordenação Educação InfantilRejane Mary