Nossa Escola

História da Fundação do Colégio Santa Teresa de Jesus

Existia na cidade do Crato, estado do Ceará um homem cuja vida era de doação a Deus em sua missão sacerdotal. Ele foi sagrado o primeiro Bispo da Diocese de Crato em 1915, seu nome: Dom Quintino Rodrigues de Oliveira e Silva. Um homem de visão progressista e humanitária que conseguia perceber na história da época a necessidade de oportunizar uma educação significativa para as meninas pobres e marginalizadas da região.Consciente dessa necessidade, buscou com forte afinco, congregações religiosas que queiram fundar um colégio para atender tal realidade. Recebidos vários nãos, recolheu-se em profundo momento de oração e foi convidado por Deus a fundar uma congregação religiosa e a esta entregar a educação destas meninas. Convocou algumas moças que já conhecia como vocacionadas à vida religiosa e com elas realizou seu grande sonho, a fundação do colégio, e junto uma congregação religiosa: as Irmãs Filhas de Santa Teresa de Jesus. Confiou às duas instituições à grande mística da oração Santa Teresa de Jesus, dando às obras o seu nome. O Colégio Santa Teresa de Jesus foi fundado aos 04 de março de 1923, por Dom Quintino Rodrigues de Oliveira e Silva e por Ana Álvares Couto, destinado a cuidar da educação feminina da região, sob os cuidados da Congregação das Filhas de Santa Teresa de Jesus. Atendia as jovens da região, com internato para as que vinham de fora e semi-internato para as que moravam na cidade. A sua prática nobre de formar as jovens sempre teve destaque inclusive na formação de novos educadores com magistério. Em 1977, com um apelo vindo da sociedade, o colégio passou a ser misto.
Atualmente o colégio atende dentro das exigências da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, com parecer reconhecido no Conselho de Educação do Estado do Ceará para atuar nas modalidades da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Continua sua missão enriquecendo seus trabalhos com atuações dentro das reformas educacionais e dos princípios cristãos; com base numa educação formadora e transformadora de cunho cientifico e religioso dentro dos critérios do Evangelho, na espiritualidade Cristocentrica-teresiana.

Quadro Administrativo

Diretora
Secretária
Tesoureira
Coordenadora Geral
O Colégio Santa Teresa de Jesus, com sede na cidade de Crato-Ceará, à Rua Dom Quintino, 863, é uma entidade sem fins lucrativos mantida pela Congregação das Filhas de Santa Teresa de Jesus, registrado no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas de Crato, no livro A-2, às folhas 97 / 78, sob o número de ordem 182. Fundado em 04 de março de 1923, por Dom Quintino e Madre Ana Couto, continua sendo um dos principais responsáveis pela história da educação das crianças e jovens da Região do Cariri. O Colégio Santa Teresa de Jesus tem por finalidade atender aos princípios e dispositivos da legislação do ensino em vigor, Lei 9394/96 e ministrar o ensino de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, para alunos de ambos os sexos.
O Colégio funciona em regime de externato, distribuindo suas atividades nos turnos da manhã, com aulas do ensino regular, e à tarde, com atividades de reforço (recuperação paralela), aulas específicas para alunos do 3º ano do Ensino Médio, atividades recreativas (escolinhas de esportes) e atividades culturais e religiosas. O trabalho educativo no Colégio Santa Teresa de Jesus tem por objetivo proporcionar ao educando a formação necessária ao desenvolvimento da auto-realização, preparação para o trabalho e para o exercício consciente da cidadania, e se propõe a dar ao educando uma formação integral a fim de conscientizá-lo dos seus deveres para com Deus, a Igreja e o País.
Rua Dom Quintino, 863 – Cx. Postal 44 Cep 63100-000, Crato – CE
Fone: (88) 3521.0304 – Fax: (88) 3521.3604